sexta-feira, 16 de julho de 2010

Visita ao patrimônio histórico/cultural do litoral do Cabo de Santo Agostinho

A excursão ocorreu no dia 05/06/2010 (sábado) e teve como objetivos, o reconhecimento e a sensibilização ambiental do patrimônio histórico e cultural do Cabo de Santo Agostinho, e proporcionar paradas fotográficas nas paisagens naturais no caminho para a prática de técnicas de enquadramento. O passeio teve início as 08:00h da manhã e se estendeu até as 13:00, com uma pequena pausa para um lanche.
O roteiro começou na praia de Suape, tivemos uma fala de Fábia Paz (nossa guia) e seguimos viagem pelas lindas trilhas existentes no caminho de paraíso até Vila de Nazaré.

Paradas Históricas/Culturais: 
Forte Castelo do Mar: Assentado sobre a barra do porto, na extremidade do Cabo de Santo Agostinho, o forte de Nazaré foi levantado em 1631 pelos luso - brasileiros, construído em pedra granítica do próprio Cabo. Os holandeses passaram a chamá-lo de Water Kasteel - Castelo do Mar - nome pelo qual até hoje é conhecido.
Pedra sobre pedra/pedra do cogumelo: Construção de 1979, composta por pedras empilhadas, feita para comemorar a fundação do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcante. Localizado em Vila de Nazaré, na estrada que leva ao forte castelo do mar e ao Antigo Quartel.
Bica do Ferrugem: Uma bica de água doce. Localizada próximo as ruínas do Antigo Quartel e do Forte Castelo do Mar, na Vila de Nazaré.






Um comentário:

  1. Lindo, depois desse passeio aconteceram mais dois com o mesmo roteiro, quem conheceu sabe o valor inestimável desse patrimonio, nossa obrigação é preserva-lo.

    ResponderExcluir